Veja Receitas e Cardápios Para Emagrecer

Muita gente aposta em chás, shakes e sucos para diminuir a retenção de líquidos e eliminar toxinas do organismo, geralmente com o objetivo de perder peso ou reparar danos gerados pelos excessos alimentares. Mas saiba que essa estratégia, apelidada de “detox”, não é necessária. Para emagrecer e ter saúde, você só precisa de uma boa alimentação.

“Essas coisas que muitos procuram para eliminar toxinas do organismo não funcionam de forma isolada”, afirma o nutricionista Victor Machado, responsável pelos Cardápios para Emagrecer de VivaBem. O corpo já é capaz de fazer esse processo de forma natural, com o fígado e os rins, desde que receba os nutrientes e as substâncias necessárias.

De forma simples, segundo Machado, o fígado —que faz a primeira etapa detox— precisa de vitaminas do complexo B, C e E e de alguns antioxidantes. Frutas e verduras (principalmente de folhas verde-escuras) são ótimas fontes desses micronutrientes e devem ser consumidas diariamente.

Também são importantes as substâncias presentes em alimentos sulfurados (alho, couve e brócolis) e os aminoácidos das proteínas (carnes, laticínios, ovos e leguminosas). Com esses recursos em ordem, a segunda etapa “detox”, nos rins, funciona direitinho, com a eliminação das toxinas na urina e no intestino.

“A gente não depende de nenhum suco ou procedimento específico para eliminar as toxinas”, reforça Machado. E, lembre-se, em um processo de emagrecimento ou em uma alimentação para ter mais saúde, o que vale é um cardápio variado e repleto de alimentos naturais. Não pense que um alimento, sozinho, faz milagres —mesmo tomando suco verde todos os dias, ninguém emagrece se comer pizza, hambúrguer e sorvete sete vezes na semana.

Varie as refeições com o suco verde

Apesar de não fazer milagre, o suco verde pode ser aliado de uma boa alimentação. A bebida é uma forma diferente de você ingerir frutas e verduras —que devem ser consumidas diariamente— e de se hidratar. Uma ou duas vezes na semana, o suco verde pode entrar no cardápio para substituir a salada, frutas ou uma sopa, como acontece nos menus semanais de Cardápios para Emagrecer.

Assine o UOL e cadastre-se na newsletter de VivaBem para receber os cardápios em seu email —quem não é assinante também pode se cadastrar na newsletter e receber gratuitamente dicas de alimentação saudável.

Gostou? Comenta aqui oque Achou!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você irá ler nesta matéria