Hoje, dia 02 de fevereiro, o Casa & Agro, do site Tecnonotícias, falará sobre os 10 benefícios do melão para a saúde. Sendo assim, veja como o consumo desta fruta doce, refrescante e saborosa, pode ajudar a prevenir diversos tipos de doenças.
A nossa lista de benefícios do melão engloba quase todos os dados já divulgados em pesquisas. Afinal, não é de hoje que as propriedades deste alimento vêm sendo analisadas. Sendo assim, conheça um pouco mais das vantagens do consumo da Cucumis melo.
Saiba mais: Pitaya vermelha: os benefícios escondidos dessa poderosa fruta
Conheça os 10 benefícios do melão
Há uma grande variedade de melões disponíveis para consumo. Aliás, cada tipo deste fruto possui um sabor, cor, tamanho e formato característico. Porém, não há grande diferença entre os nutrientes desta espécie, assim como os benefícios.
1.Controla a pressão arterial
O potássio presente no melão equilibra os níveis de sódio no organismo e elimina os excessos através da urina. Nesse sentido, este mineral também consegue diminuir a pressão melhorando o tônus vascular e aliviando a tensão dos vasos sanguíneos.
2.Faz bem para os ossos
O melão contém magnésio, cálcio e vitamina K em sua composição. Esses nutrientes são essenciais para manter os ossos fortes. Dessa forma, durante a velhice, a rigidez óssea pode ser aumentada.
3.Ajuda na hidratação
O melão é composto por cerca de 90% de água. Além disso, contém eletrólitos, como sódio e cálcio. Por isso, este alimento contribui para manter o corpo hidratado mesmo em dias muito quentes ou após as atividades físicas.
4.Melhora a aparência da pele
A vitamina C é um antioxidante natural e ajuda a manter a pele saudável e flexível. Portanto, o consumo do melão promove a produção de colágeno, reduz os danos causados pelo sol e previne o surgimento das rugas.
5.Contribui para uma boa digestão
Por ser rico em fibras, como a pectina, o melão aumenta a sensação de saciedade e ajuda no processo digestivo. Sendo assim, esta fruta pode ser considerada um laxante natural, pois, além de regular o trânsito intestinal, facilita a evacuação e combate a prisão de ventre.
Veja também: Como fazer conserva de jurubeba: aprenda a fazer esse tira gosto delicioso e fácil de preparar
6.Faz bem para os olhos
O melão possui duas substâncias capazes de absorver os raios de luz solar que prejudicam os olhos. Desse modo, estes dois nutrientes antioxidantes ajudam a prevenir a degeneração macular, sendo uma doença que afeta os olhos, diminuindo os efeitos da idade na visão.
7.Melhora o sistema imunológico
O melão age como um composto alimentar diminuindo as deficiências nutricionais do organismo. Assim, todo o sistema imunológico é fortalecido, e consegue combater as infecções causadas por vírus e bactérias.
8.É um alimento diurético
O melão aumenta a produção de urina devido a sua elevada quantidade de água. Ou seja, esta fruta possui um efeito diurético e pode ser uma ótima opção para quem sofre com retenção de líquido e inchaços.
9. Ajuda a controlar o açúcar no sangue
A pectina é uma substância presente nas fibras do melão e auxilia no controle da glicemia. Portanto, uma vez em contato com o organismo, as fibras agem regulando a liberação de glicose na corrente sanguínea mantendo os níveis de glicose controlados.
10. Contribui com a saúde cardíaca
Um dos benefícios do melão é a alta concentração de potássio em sua polpa, pois, dessa forma, o alimento ajuda no controle da pressão arterial e ainda reduz o risco de doenças cardiovasculares. Além disso, as fibras da fruta também conseguem combater o colesterol ruim do nosso organismo.
Assim, você também pode gostar de: Pode lavar o ovo? Pare de fazer do jeito errado e evite contaminação no seu alimento