Na hora de escolher carne para comprar é preciso tomar alguns cuidados para não adquirir produtos contaminados por manuseio incorreto ou por data de validade vencida. É preciso observar na compra de carne bovina, por exemplo, se a peça ou pedaço está vermelho, não possui manchas de tom esverdeado ou áreas mais escuras. Outros itens também podem ser observados. Saiba mais:
Os cuidados ao comprar carne bovina também se estendem ao produto congelado. Verifique se o filé ou peça exposta não está muito mole; e a carne não pode soltar água. É preciso verificar também se a carne não está demasiadamente vermelha, o que pode ser um indicativo de que foram utilizados corantes para esconder que o produto já está estragando. Se for comprar carne moída já embalada, não se esqueça de confirmar também se o produto está com rótulo e se possui número e carimbo de registro do Serviço de Inspeção Estadual (S.I.E.) ou federal (S.I.F.).
Já a escolha do corte da carne irá depender do uso que se pretende fazer dela. Para bifes, boas opções são o filé mignon, a alcatra, o contrafilé, o patinho e o coxão mole. E para fazer carne de panela, pode-se preparar com carnes de segunda como músculo, paleta e agulha. Convém solicitar ainda ao açougueiro que remova nervos e peles da carne para uma refeição mais saudável.
Para escolher carne suína para comprar, atente-se para a consistência do produto, que não deve estar mole demais e muito menos com aspecto pegajoso. Verifique também se não há ‘canjiquinha’ na carne, bolinhas brancas pequenas que podem ser indício de que o porco foi contaminado por micro-organismos. Se consumir o alimento sem estar cozido corretamente, podem-se desenvolver doenças. Outra dica é procurar comprar a carne sempre em lugares de confiança, onde possa comprovar sua procedência.
Leia mais: Conheça os diferentes tipos de carne
Como comprar carne: cuidados, dicas