Conheça os benefícios da farinha de arroz para a saúde e se ela é realmente melhor que a de trigo

Salvador, 16 de junho de 2022, por Samuel Ramires— Em algumas receitas, as farinhas são indispensáveis para estruturar a massa. Assim, apesar de a de trigo ser a mais conhecida, existem outros tipos que cumprem a mesma função, como a farinha de arroz. A farinha de arroz é uma alternativa saudável, que cai bem em diversos preparos de massas, como bolos e pães. Por isso, nós, do Tudo Fácil, trouxemos um artigo com o que você precisa saber a respeito desse alimento. 

Com isso, a farinha de arroz não é apenas uma excelente substituta de outras farinhas, mas ela também traz diversos benefícios à saúde. Além disso, como o nome sugere, é proveniente do arroz (um tipo de grão). Contudo, uma das principais características desse ingrediente é a sua riqueza em fibras. Para conhecer melhor seus benefícios e se ela é realmente melhor que a de trigo confira mais detalhes a seguir!

Ademais, confira: Farinha de rosca: aproveite o pão amanhecido; faça uma deliciosa farofa!

Propriedades e benefícios da farinha de arroz 

A farinha de arroz é um ingrediente valioso em sua tabela nutricional, podendo servir como base para inúmeros pratos saudáveis. Segundo um artigo de Thais Szegö para o site UOL, em 18 de março de 2019, essa farinha se popularizou na comunidade gluten free. Isso aconteceu devido à farinha de arroz ser zero em glúten — um elemento muito presente em cereais. 

Por outro lado, a farinha desse cereal tão consumido é fonte de altas quantias de fibra. Esse composto, portanto, é o que passa aquela sensação de saciedade, ou seja, “mata a fome”. As fibras também ajudam a evitar a prisão de ventre, reduzir os níveis de colesterol e eliminar toxinas mais facilmente. Mas quando se avalia o seu índice glicêmico, a farinha de arroz tem pouquíssimo açúcar. Logo, consumi-la regularmente ajuda a nivelar o açúcar no sangue, sendo uma boa opção para quem sofre com diabete. 

Para cuidar da saúde dos ossos, entretanto, a farinha do arroz é uma ótima fonte de magnésio. O magnésio é um tipo de mineral responsável pela fixação do cálcio no organismo, que quando em falta, pode fragilizar os ossos. Por isso, essa farinha também ajuda a combater a osteoporose. 

Acesse ainda: Suco detox: benefícios e como fazer esta bebida maravilhosa para turbinar sua saúde

Farinha de arroz é melhor que a farinha de trigo?

Antes de tudo, é importante destacar que ambas as farinhas possuem seus benefícios e exclusividades. Diante disso, uma dúvida comum é quanto a melhor opção para a saúde entre farinha de trigo e a de arroz.

A começar pelo trigo, esta categoria de farinha possui bastante carboidrato, dificultando a dieta de quem quer emagrecer. Além disso, a farinha de trigo tem glúten, propriedade não encontrada na de arroz. Em matéria para o G1, a nutricionista Ana Lottenberg ressalta que o glúten deve ser evitado por pessoas com inflamações no intestino ou é intolerante. 

Mas não para por aí, já que pela alta taxa de açúcar no sangue, ingerir alimentos com farinha de trigo, sem controle, pode favorecer a obesidade. Isso se deve a insaciedade que esse centeio provoca, diferentemente do que faz a de arroz. Assim, fica sobreintendido que a farinha de arroz pode sim ser melhor (em questões nutricionais) para a saúde. 

Leia mais em: Torresmo na panela de pressão: assim não faz sujeira e fica sequinho!

Gostou? Comenta aqui oque Achou!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você irá ler nesta matéria