Dieta vegana, paleo e ortomolecular: conheça as diferenças

Top Stories Futebol ao vivo: Américo-MG x Sport – Saiba onde assistir a partida online e pela TV

Buscar uma melhor qualidade de vida por meio da alimentação não é um tema recente. Diversas pesquisas e também os médicos em geral afirmam que a alimentação é um fator determinante para a saúde, bem como para a ausência dela. Tendo isso em vista, as pessoas aderem às dietas com objetivos distintos, seja para emagrecer, para fortificar o sistema imunológico ou, ainda, para ter um melhor condicionamento físico, por exemplo. Assim sendo, o Blog Receitas Fáceis do Folha Go preparou nessa quinta-feira (15/07) esse artigo que trata sobre as diferenças da dieta vegana, paleo e ortomolecular.

Confira, portanto, as principais características dessas dietas e entenda porque elas estão em alta. Saiba os benefícios de cada uma e, além de conhecer, aproveite para analisar qual delas seria mais adequada para você e sua rotina.

Dieta vegana, paleo e ortomolecular: conheça as diferenças e características – Imagem: Divulgação natuelife

Confira também: Você vai se surpreender com os 5 benefícios da maçã para consumir todos os dias

Dieta vegana, paleo e ortomolecular

A alimentação é um ponto bastante importante para a saúde, funcionamento do nosso corpo e também para o nosso organismo como um todo.

Desse modo, apostar e seguir algumas dietas tem sido muito importante para adquirir hábitos saudáveis.

Dito isso, conheça as principais características da dieta vegana, paleo e ortomolecular.

Dieta vegana

Das três, a dieta vegana é a mais conhecida. Ela é baseada, principalmente, na exclusão completa de produtos de origem animal no que diz respeito ao consumo.

Isso significa que os adeptos da deita não consomem alimentos, produtos de higiene (pessoal e doméstica), roupas, cosméticos e todos os outros que tenham em sua composição qualquer que seja o ingrediente ou composto animal e/ou que foram testados em animais.

Dessa forma, a base alimentícia dos veganos é composta por vegetais, frutas, legumes e grãos. Ao contrário do que se imagina no senso comum, a dieta vegana não é incompleta ou pobre de proteína, pois diversos outros alimentos contém a quantidade de nutrientes adequados.

Assim, a falta de carne é recompensada por outros alimentos que possuem tanto quanto ou mais proteínas. Então, a dieta vegana não causa prejuízos ao corpo e à saúde, pelo contrário.

Além disso, os veganos não frequentam lugares como circos ou zoológicos, pois a filosofia de vida do veganismo é conscientizar a população quanto aos maus tratos com os animais e exploração.

Dieta paleo ou paleolítica

Nessa modalidade, ao contrário da dieta vegana, o consumo de proteína animal é mais que permitido. É indicado que o adepto da dieta paleo consuma carnes magras, mariscos, peixes e outras fontes de proteínas em maior quantidade.

Além disso, deve-se consumir alimentos frescos e naturais sempre tendo em vista o equilíbrio. Nesse caso, o consumo de proteínas deve ser maior do que de carboidratos.

Deve-se evitar produtos processados, refinados, os grãos, o bom e velho pão francês, bolo, pizza e o arroz com feijão.

Dieta ortomolecular

Na dieta ortomolecular, o adepto busca um melhor equilíbrio químico do corpo, fazendo correções nutricionais; ou seja, a partir da análise individual, há a diminuição ou aumento de ingestão de vitaminas, bem como minerais e outros nutrientes.

Entre os benefícios dessa dieta, podemos destacar o combate ao envelhecimento precoce, mas há também fatores negativos.

Portanto, sempre deve-se buscar a orientação de um médico nutricionais, pois cada organismo reage diferente às dietas.

Confira ainda: Chá de gengibre com canela: conheça os benefícios dessa bebida poderosa

Benefícios das ervas e temperos caseiros: prevenção contra o envelhecimento precoce e até câncer

Janaína Barros entrevista a bióloga Gabi Pastro. A especialista fala sobre os benefícios das ervas e temperos caseiros. Dentre os muitos benefícios, a ajuda no na prevenção do câncer, envelhecimento precoce, doenças degenerativas e muito mais.

Gostou? Comenta aqui oque Achou!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você irá ler nesta matéria