Início da estação é convite para uma alimentação mais colorida e saudável | Alagoas – Notícias

PixabayAlimentação variada é saudável ao organismo

Caracterizada por apresentar temperaturas mais altas e clima seco, a primavera, conhecida por ser a estação das flores, começa na próxima quinta-feira (22). Com uma farta variedade de alimentos que deixam a dieta ainda mais colorida, essa é a época do ano perfeita para quem deseja começar uma nova rotina de alimentação saudável.

Icléa Rocha, nutricionista do Hapvida NDI Maceió, lista as principais frutas, legumes e verduras da estação, e ressalta a importância de fortalecer o sistema imunológico neste período – marcado pelo aumento dos casos de doenças alérgicas e síndromes gripais.

Alimentação mais saudável e barata

Frutas são alimentos saudáveis que ajudam a prevenir diversos tipos de doenças. Por isso, vale apostar no consumo de abacaxi, acerola, banana, caju, mamão, manga, melão, kiwi, maçã, pêra, tangerina e laranja na primavera.

Por serem ricos em fibras, que causam a sensação de saciedade prolongada, legumes e verduras, como abóbora, alface, abobrinha, couve-flor, beterraba, brócolis, inhame, cará, pimentão, ervilha, couve, espinafre, rúcula, rabanete e batata-doce, também são convidados a compor o prato perfeito da estação.

Icléa Rocha, nutricionista do Hapvida NDI Maceió
Icléa Rocha, nutricionista do Hapvida NDI Maceió

“Uma dieta rica em frutas, legumes e verduras sazonais é uma excelente alternativa para as pessoas que buscam uma alimentação mais saudável e barata. Além do mais, todos são riquíssimos em substâncias antioxidantes, anti-inflamatórias, antibacterianas e antivirais”, diz.

Importância de fortalecer o sistema imunológico

Devido ao acúmulo de pólen no ar, a primavera tem algumas características que afetam diretamente a saúde, o que favorece o aparecimento de algumas doenças, como asma, rinite, sinusite, gripes e resfriados. Por isso, a nutricionista reforça a importância de fortalecer o sistema imunológico nesta época do ano.

“Para mantê-lo forte e equilibrado, o cardápio deve contemplar alimentos ricos em vitaminas A, C, e E, além de ômega 3 e minerais como zinco, selênio, cobre e manganês. Uma dica é ingerir saladas frescas e cruas, vegetais cozidos, sopas frias e sucos, que são ótimas opções para equilibrar essa nova proposta da estação”, aconselha.

A profissional também afirma que é interessante incluir na rotina alimentos mais frescos e ter uma alimentação mais leve para facilitar a digestão. A hidratação caprichada também é essencial, pois temperaturas mais altas e o clima mais seco reforçam a necessidade de tomar bastante água.

“Uma ótima opção é o suco detox, pois é uma mistura de vários vegetais. Fica uma delícia e é muito refrescante!”, conclui.

Início da estação é convite para uma alimentação mais colorida e saudável | Alagoas - Notícias

Gostou? Comenta aqui oque Achou!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você irá ler nesta matéria