Mitos e verdades sobre a couve: confira essa informações super interessantes

Nesta segunda-feira, 7 de fevereiro, vamos te apresentar os mitos e verdades sobre a couve, essa folha que muitas pessoas amam. Ela é bem diversa você pode fazer sucos detox, comer como salada e etc..

Essas dicas de mitos e verdades sobre a couve você só encontra aqui no Decor e Dicas, o melhor blog de decorações. Confira agora essas informações que farão a diferença na sua vida e no seu cotidiano.

Veja também: Antena digital caseira: aprenda a fazer a sua, muito fácil e prático

Bom, mas não milagroso

Assim como o abacate, a couve-de-folhas apresenta benefícios reais para a saúde, por isso seu status de celebridade não deve ser reduzido à mera propaganda feita por celebridades. Mas é importante manter certo grau de ceticismo e saber que nenhum alimento é uma solução milagrosa para a saúde perfeita, independentemente de quão popular ou nutritivo ele seja.

Especialistas dizem que uma dieta variada de frutas, legumes e verduras é mais rica em nutrientes do que consumir sempre o mesmo tipo de alimento. Por exemplo, misturar alface, espinafre e agrião pode ser mais saudável do que comer só couve.

Não importa o quão famoso ou popular um alimento específico se torne, lembre-se sempre: sua dieta não deve consistir de um único tipo de alimento. E se alguém disser que ‘o kale é o único que vai fazer x, y e z por você’. Isso é evidentemente uma bobagem.

Como consumir

Aconselha-se sempre uma lavagem prévia para acabar com possíveis impurezas. Pode-se utilizar tanto os talos como as folhas, mas as folhas são onde se concentram mais nutrientes e que se costumam utilizar mais. Se a for consumir cozida, é aconselhável não exagerar na água, pois pode perder as suas vitaminas e os seus minerais.

Os sucos detox, como o suco verde, são saudáveis de fato. Mas, atenção: essa afirmativa é válida quando o suco é feito com ingredientes 100% naturais e sem adição de açúcar.

A principal característica dos sucos detox é uma combinação, às vezes incomum, de ingredientes que proporcionam benefícios nutricionais.

  • O suco verde, tradicionalmente preparado com folhas verdes-escuras e frutas cítricas (como couve e/ou agrião com maracujá, laranja e/ou limão) é uma boa opção, já que frutas cítricas favorecem a absorção de ferro.
  • Os sucos feitos com sementes inteiras e/ou farinhas de sementes, como chia e linhaça, possuem fibras e óleos saudáveis ricos em ômega 3.
  • Sucos com gengibre, pimenta, canela e/ou pó de guaraná estimulam o aumento de gasto energético, já que esses são ingredientes com atividade termogênica e tendem a acelerar o metabolismo quando associados a hábitos saudáveis de vida.
  • Os sucos preparados com cacau em pó (sem açúcar), contam com os flavonoides, poderosos antioxidantes. Além disso, a adição desse ingrediente à bebida dá um toque especial de sabor.

Quanto mais frutas no suco, melhor = MITO X

As frutas e os vegetais, quando transformados em suco, passam por modificações físicas em sua estrutura, o que leva os sucos a terem um teor de fibra inferior às frutas e aos vegetais in natura.

Além disso, a quantidade de fruta necessária para fazer um suco é naturalmente maior do que quando comparada ao seu consumo de forma inteira e sem processamento.

Não coloque no suco tudo o que vê pela frente. Caso contrário, ele será uma bomba de açúcar no seu corpo.

Veja mais: Penteados masculinos: veja como fazer e ficar sempre no estilo

Sucos de frutas podem substituir refeições principais (almoço e jantar) = MITO

Os sucos devem ser encaixados como complementos a uma alimentação balanceada. Os mais encorpados – como os com sementes, mistura de frutas ou outros ingredientes – são boas opções de lanches entre as refeições, principalmente antes de atividades físicas de moderadas a intensas, já que são fontes de carboidratos de rápida absorção.

Mitos e verdades sobre a couve: Alimentação à base de sucos detox pode trazer riscos à saúde = VERDADE

Basear a alimentação em sucos detox é o mesmo que adotar uma dieta radical. Isso pode causar um desequilíbrio de nutrientes e até levar a uma perda de peso rápida, mas dificilmente sustentável.

Se praticada sem orientação, por muito tempo ou consecutivamente, pode levar ainda a deficiências sérias de nutrientes. Além disso, é importante lembrar que a mastigação faz parte do processo digestivo e de estímulo à saciedade. Uma alimentação saudável requer níveis adequados de proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e minerais em todas as refeições.

Mitos e verdades sobre a couve: Sucos detox podem ser tomados indiscriminadamente = MITO

Os sucos detox, como são feitos basicamente com frutas e vegetais, são ricos em carboidratos, que, consequentemente, adicionam calorias e açúcares de rápida absorção à alimentação. Muitos defendem que, quanto maior for a ingestão de suco detox, maiores serão chances eliminar o cansaço excessivo, a insônia. Isso sem contar na promessa milagrosa de acabar com a retenção de líquidos.

Na verdade, todos esses sintomas estão associados à deficiência de nutrientes, desidratação e danos na flora intestinal, causados por uma alimentação desequilibrada.

Confira aqui: Dicas para exercitar sua memória: veja essas sugestões para melhorar sua mente

Gostou? Comenta aqui oque Achou!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você irá ler nesta matéria