Os perigos da ingestão de chás e remédios com o propósito de emagrecimento | Ciencia-E-Saude

Foto: Reprodução / Instagram / Verner
Paulinha Abelha tomava coquetel de 17 componentes receitados por nutróloga

Qualquer pessoa que pesquisar “chá para emagrecer”, em alguma ferramenta de busca da internet, não tardará a encontrar diversas ofertas de ervas que prometem resultado rápido e sem esforço. Essas “oportunidades” surgem em vários formatos: em combo, em cápsula, em pó e em solução; mas por se tratar de um método incomum para perder peso, muitos podem (e devem) se perguntar se ingerir infusões realmente funciona para esses fins. Quando a esmola é demais, o santo desconfia, e a resposta de profissionais de saúde para esse questionamento é simples: não só não funciona, como também oferece riscos à saúde.

O exemplo recente da internação repentina e morte de Paulinha Abelha, vocalista da banda de forró Calcinha Preta, em decorrência de problemas renais e outras complicações, levantou a questão do consumo excessivo de chás e remédios para emagrecer. Em entrevista ao Fantástico, da TV Globo, o marido da artista, Clevinho Santos, admitiu que ela fazia uso das substâncias “quando queria dar uma secada” antes dos shows.

No dia 11 de fevereiro, Paulinha deu entrada em hospital de Sergipe (AL) com queixas que envolviam vômito e dor na hora de urinar. Os médicos consideraram logo de cara ser caso de problema renal. O estado da cantora piorou em menos de uma semana e, somado aos sintomas iniciais, ela teve uma inflamação no fígado e no cérebro (encefalite). Durante os últimos dias de vida, ela esteve em estado de coma grau 3 na escala de Glasgow, o quadro neurológico mais grave.

Dias depois, reportagem do Domingo Espetacular, da Rede Record, divulgou o exame realizado após a morte de Paulinha, que indicou uma necrose com consequente “injúria hepática induzida por medicamentos” e, em uma receita fornecida pela própria nutróloga que acompanhava a artista, estavam descritas 17 componentes que poderiam ter sobrecarregado o funcionamento de seu fígado. Entre as substâncias estão um antidepressivo, um redutor de apetite, um suplemento alimentar, um regulador do sono, um estimulante, calmantes naturais, uma cápsula para memória e concentração e uma fórmula que promete inibir o apetite.

A fórmula é um capítulo à parte na tragédia da estrela do forró. Nela é encontrada como componente a erva asiática Garcinia Gambogia, conhecida como Malabar Tamarindo ou Goraka, que é potencialmente tóxica para o fígado e pode levar a uma hepatite fulminante. Ou seja, talvez inadvertidamente, Paulinha enfrentava sérios riscos de saúde.

Risco vai além da superdosagem

Segundo o médico gastroenterologista e endoscopista Leonardo Hackbart Bermudes, diversos chás e outras substâncias ditas naturais podem ser maléficas para o organismo, e não apenas quando consumidos em excesso. “A lista é extensa. Alguns deles são: chá verde, carqueja, mate verde, sene, espinheira santa e cáscara sagrada. Até mesmo independentemente da dose ou tempo de consumo essas substâncias podem ser nocivas”, afirma, citando uma série de infusões frequentemente usadas, sem acompanhamento médico, como “remédios naturais”. 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgão regulador federal de produção e consumo de produtos, possui longa lista que faz parte de um levantamento de produtos “emagrecedores” irregulares proibidos no País. No ano passado, na área de fiscalização de medicamentos, insumos farmacêuticos, produtos para a saúde, saneantes, alimentos, cosméticos, produtos de higiene pessoal e perfumes, foram concluídos mais de 2.500 dossiês de investigação sanitária e foram publicadas mais de 700 medidas preventivas e cautelares.

Considerando os anos de 2020 e 2021, foram publicadas 315 medidas preventivas e cautelares específicas para produtos comercializados como medicamentos sem registro. As medidas incluem ações de recolhimento, apreensão, inutilização e proibição (de armazenamento, comercialização, distribuição, fabricação, importação, manipulação, propaganda e do uso). Estas medidas devem ser aplicadas pelas autoridades locais por meio de fiscalização.

Desde 2020 até fevereiro de 2022, foram publicadas mais de 60 medidas preventivas e cautelares de produtos similares ao “50 Ervas Emagrecedor”, um dos mais famosos no mercado e que foi proibido de ser vendido no Brasil em fevereiro.

Em todo caso, o ideal é evitar o consumo desses compostos. No caso dos chás em cápsula, a forma de preparo até pode interferir nas propriedades da erva, mas não ao ponto de impedir eventuais efeito danoso ao organismo. Cada substância tem um mecanismo de ação, argumenta o médico gastroenterologista.

“De uma forma geral, após o consumo, (as substâncias) são absorvidas no nosso trato digestivo e atingem a circulação sanguínea. Aí, acabam chegando ao fígado para serem metabolizadas. Esse processo pode gerar uma sobrecarga nesse órgão, causando inflamação, ou gerar novas substâncias lesivas a outros órgãos”, diz o médico.

No caso dos diuréticos, explica Leonardo, o efeito acaba sendo diretamente nos rins e, se consumidos sem recomendação médica ou em excesso, podem causar problemas graves — gerando necessidade de hemodiálise, transplante ou até óbito.

Confira a lista de substâncias proibidas pela Anvisa:

50 Ervas Emagrecedor
50 Ervas Emagrecedor Forte – Natuviva
Academia Sense Shot
Afina Chá
Always Fitness Gold
American Fit
Bio Slim
Biofitslim
Bionatti Emagry
Bioslim
Black Caps
Black Extreme Tradicional Nivel 3
Black Extreme Ultra
Black Slim
Blueelife
Cápsula Seca Barriga Com Goji Berry
Cápsulas Para Emagrecer O Corpo – Shou Shen Jiao Nang (Vermelho)
Cápsulas Para Regular Os Intestinos – Tong Bian Jiao Nang (Verde)
Castanha Da Índia
Caveirinha Pink
Celulite Sense Off
Chá 37 Ervas – Denature
Chá Barriga Dos Sonhos – Vida Fiber
Chá Da Vida
Chá Da Vida Diabete
Chá Da Vida Diabete – Pró-Ervas
Chá Para Emagrecer O Corpo – Shou Shen Chá (Vermelho)
Chamomille Emagrecedor
Chamomille Extra Forte
Composto Emagrecedor Formula 1
Composto Emagrecedor Formula 2
Composto Emagrecedor Formula 3
Composto Emagrecedor Liwaib
Composto Seca Barriga
Derrete Gordura Liwalib
Detox Slim Nature
Diet Slim (Extrato De Ervas)
Diet+Stronger
Drenagem Linfática Em Cápsulas
Duromax
Elixir Da Vida
Emagfit
Emagil Fit
Emagrecedor Always Fitness Gold
Emagrecedor Chamomila
Emagrecedor Da Bel
Emagrezan 90 Comp 600 Mg
Energy Power
Enzymax
Esbelt Premium
Excelência Fitness – Extrato De Ervas
Fat Red Burner
Finas Gold
Fine Nature
Finy Sbelt
Fit Body Caps
Fit Max Black Diamond
Fit Max Detox
Fit Max Red Gold
Fit Max Slim
Gummy Sense Redux Power
Gym Power Fit
Inibidor De Apetite
Innovate
Ki Fina Corpus
Kit Acelerador Extra Forte
Kit Emagrecimento (Melhor Dia E Melhor Noite) Melhor Life
Kit Limpeza Hepática (Malic Pro + Sal Amargo) Dr Limão
Ladyfit Emagracedor
Lida Daidaihua
Lipo Da Dona
Lipo Fit
Lipo Fite Pro-Max
Lipodiet Blue Emagry
Lipodiet Nivel 4
Lipodiet Rosa Emagry
Lipoextreme Original
Lipofit Pro-One
Lipofite Pro
Liposculp Sense
Lipotril
Lipotron Max
Master Fit
Max Xtreme
Meg Ervas
Melhor Lithothamnium Melhor Life
Moder Diet
Moder Diet Gold
Mzt
Natu Diet
Natudrin
Natuplus X
Natural Dieta
New Green
New Lip
New Redux Dr Limão
Original Ervas
Phytoplus X
Pink Black
Pink Black Extrato De Ervas
Potencialize Liwalib
Powerfite
Pratic Line
Redutize
Redutrol
Relax Caps
Renova Fit Power
Saracura Cará Insulina
Seca Barriga 120 Comp 600 Mg
Seca Barriga Maxx
Seca Tudo Turbo
Sense Inibidor
Sense Redux Abdômen
Sibutina
Sibutramin
Slim Black
Slim Blue Loss
Slim Exclusivo Thermo Blend
Slim Gold
Slim Nature
Slim Nature Detox
Slim Premium
Slim Red Turbo
Slim Result
Stronger Diet
Stronger Diet +
Sucureu
Super Chá Sb
Superchá Sb Original
Textotril
The Best Slim
Todos Os Produtos Da Linha Diet +
Todos Os Produtos Listados No Website Www.Emagilfit.Com.Br
Unha De Gato Com Uxi Amarelo
Uplife
Valeriana
Vida Ervas Mulher Regulador Menstrual – Vida Ervas
Vivendo E Emagrecendo
World Slim
Xtreme Slim

A busca por padrões inalcançáveis

Dietas restritivas, cirurgias plásticas e o uso indiscriminado de medicamentos adentraram a rotina de milhões de brasileiros que buscam alcançar o padrão do “corpo perfeito”, idealizado com base em padrões inalcançáveis. Para Guto Bolsoni, psicólogo e consultor de imagem, a relação entre saúde mental e a busca pela beleza física fica explícita quando observamos as motivações para essa obsessão pela perfeição.

“O imediatismo na busca pelo corpo perfeito pode ser desencadeado por diversos fatores que, durante o processo terapêutico, são possíveis identificar e tratar. Um deles é a crise de ansiedade”, cita Guto.

O especialista acredita que, muitas vezes, os procedimentos estéticos podem funcionar apenas como “anestesia” da tentativa de curar uma ferida emocional.

Contudo, falar sobre corpo perfeito é algo muito relativo, pois o que é perfeição para uma pessoa, pode não ser para outra. O caminho a seguir, nesses casos em que a pessoa se apega aos padrões demonstrados por influenciadores na internet, é buscar o autoconhecimento. “Só através desse processo a pessoa vai conseguir diferenciar e identificar se a sua busca por beleza é, de fato, para você ou simplesmente para atender a uma demanda externa”, explica o consultor de imagem.

Existe emagrecimento saudável que provenha de remédios e chás?

O emagrecimento, de uma forma geral, só acontece por meio do método que consiste no aumento do gasto energético do corpo e na redução do consumo de calorias, explica a nutricionista Evelyn Freitas. “Essa é a única forma que nós temos de mobilizar a gordura estocada no nosso corpo. Há um cálculo teórico de que precisamos gastar algo em torno de 7.700 calorias para se perder um quilo de gordura”, diz a profissional da nutrição.

Em outras palavras, apenas por meio da redução do consumo de alimentos calóricos e da prática de exercícios é possível obter resultados saudáveis de emagrecimento. Só a partir desse entendimento, todo o resto dos mecanismo que vão favorecer a perda de peso podem agir em harmonia.

Evelyn afirma que, até hoje, não existem medicações ou suplementos que sejam tão efetivos quanto o método citado. Alguns remédios, fala a nutricionista, podem até agir na redução do consumo de calorias, às vezes inibindo um pouco o apetite; contudo, por si só, essas substâncias não corroboram para o emagrecimento.

“Se paralelo a esses medicamentos a pessoa não buscar melhorar os seus hábitos e inserir uma prática regular de atividade física, é bem comprovado que, após o uso dessas substâncias, a pessoa retorne a engordar”, afirma.


“Se paralelo a esses medicamentos a pessoa não buscar melhorar os seus hábitos e inserir uma prática regular de atividade física, é bem comprovado que, após o uso dessas substâncias, a pessoa retorne a engordar”
Evelyn Freitas, Nutricionista Funcional e Esportiva

Esse efeito temporário de emagrecimento também vale para os chás e para os alimentos. Algumas infusões possuem efeito diurético, que mexe com a retenção de líquido corporal, fazendo com que a pessoa que o consome perca peso de maneira imediata. “Mas isso não significa que você perdeu gordura. Nesses casos, o que acontece é apenas uma redução dos líquidos corporais. E, sim, os líquidos podem impactar bastante no nosso peso”, diz a profissional. É o chamado “secar”, que pode causar desidratação ou até sobrecarregar os rins.

Já alguns alimentos são termogênicos, ou seja, possuem um efeito de aceleração do gasto energético. Mas esses efeitos são ínfimos. Tanto os chás quanto os alimentos são apenas auxiliares de um processo maior — que não ocorre do dia para a noite.

Para que o corpo consiga gastar energia de forma eficaz, há também a necessidade de que os hormônios estejam bem regulados e que o perfil das vitaminas e dos minerais presentes no organismo seja satisfatório. Esse tipo de conhecimento sobre si mesmo deve ser feito com base na análise de exames, sobretudo na anamnese nutricional, que é realizada durante a consulta com um nutricionista ou, em determinados casos, com um médico.

Por fim, o histórico pessoal e familiar de problemas de saúde entram na avaliação para o início do processo de emagrecimento. Doenças como câncer, cálculos renais, diabetes e hipertensão porem representar fatores de risco agravantes para o uso de substâncias ditas naturais. 

O que acontece com o nosso corpo quando consumimos os “chás emagrecedores”?

Os rins e o fígado são órgãos especificamente suscetíveis a danos devido ao consumo de drogas e toxinas. Os mecanismos dessas lesões, entretanto, variam e ainda não totalmente compreendidos. Existem alguns fatores principais que podem ser envolvidos no processo de lesão ao rim, explana Evelyn Freitas, como aumento do fluxo sanguíneo que algumas substâncias podem causar, o aumento da própria atividade metabólica do órgão e o aumento da reabsorção da substância filtrada — fazendo com que os rins fiquem expostos por mais tempo a essas drogas. Quando isso acontece, é gerada uma inflamação e, em casos mais sérios, o surgimento de câncer no órgão. 

A presença de contaminantes nos chás, como mercúrio, cádmio e chumbo, também pode influenciar eventuais malefícios. Dois fatores devem ser observados antes de ingerir as substâncias: a concentração e o tempo. Quanto mais tempo a infusão é utilizada, mais os rins e o fígado estarão sendo expostos. O controle dos fornecedores dos chás e a precaução ampliada no caso de a pessoa já estar tomando algum remédio em paralelo também devem ser informações levadas em consideração.

E a regra da saúde mais importante segue vigente: tudo deve ser avaliado por um profissional de saúde.


“Às vezes a pessoa vai tomar um chá e acha que, quanto mais forte esse chá for, mais eficaz ele vai ser. Mas podemos estar potencializando o efeito tóxico aos rins. Não é porque um alimento é natural que ele é inóculo. Tudo deve ser consumido em quantidade e concentração certa”
Evelyn Freitas, Nutricionista Funcional e Esportiva



Gostou? Comenta aqui oque Achou!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você irá ler nesta matéria