Você sabia que, dependendo da região, pinha e pinhão “nascem na mesma árvore”? Em contrapartida, em outros casos, a pinha é chamada de fruta do conde. Pensando nesse mistério, hoje (08/03), aqui no My Pet do Folha Go, vamos te contar tudo sobre as diferenças e semelhanças da pinha e do pinhão!
Leia mais: Como Plantar Phaseolus Vulgaris? Conheça Leguminosa Rica Em…
Diferenças entre pinha e pinhão:
O pinhão é a parte comestível da pinha, fruto encontrado na Araucária. Essa vegetação é muito comum na região sul e em alguns locais do sudeste do país. Nesse sentido, percebe-se que a ambos são provenientes da mesma árvore. Em contrapartida, a pinha, em alguns locais, atende pelo nome de fruta do conde. Logo, o pinhão sempre será a semente da pinha, mas a pinha pode ser tanto o fruto da araucária quanto a fruta do conde.
Informações importantes sobre a fruta do conde, pinha e pinhão:
Fruta do conde:
A fruta do conde, ou pinha, é rica em vitaminas B e C, além de ser antioxidante e anti-inflamatória. Inclusive, ela também garante a diminuição do açúcar no sangue, assim, é uma ótima opção para diabéticos. Esse rico alimento também contribui para a saúde dos ossos, pois é repleto de minerais como potássio e cálcio. Agora que você já sabe um pouco mais sobre a fruta do conde, podemos te apresentar essa lista completa com mais especificidades da fruta:
Auxilia no trato digestivo: por ser um alimento cheio de fibras, essa fruta possibilita o melhor funcionamento do intestino.
Controle da pressão alta: devido à grande concentração de potássio, a fruta do conde ajuda na melhor dilatação dos vasos, logo, contribui para a circulação sanguínea.
Cultivo: o plantio dessa fruta é por meio de suas sementes secas. Para isso, separe algumas sementes e as limpe bem, sem deixar resquício da poupa. Depois disso, deixe as sementes secando por dois dias e, para saber se já estão boas, coloque-as num jarro d’água, pois apenas as sementes que afundarem darão frutos. Por fim, afunde as sementes na terra em torno de 1cm em uma área úmida e de luz solar menos intensa.
Pinhão:
Por ser uma semente existente dentro da pinha, apenas o pinhão é usado para a nossa alimentação. Inclusive, em muitas das vezes, a pinha é seca e usada para ornamentação. Portanto, separamos alguns fatos importantes sobre essa semente incrível:

Auxilia no funcionamento do cérebro: potássio, fósforo e vitaminas do complexo B. Essa é a tríade que te ajudará com a memória e raciocínio caso consuma o pinhão periodicamente!
Ótima opção para quem tem anemia: o pinhão é rico em cobre e ferro, que ajudam em casos como os da anemia.
Cultivo: separe uma semente boa de pinhão e deixe na água por 24h. Após esse processo, prepare o solo com bastante matéria orgânica e coloque as sementes em uma região com menos incidência solar, mas não com sombra total. Vale ressaltar que a árvore pode alcançar 50m de altura e não deve ser plantada em vasos.
E aí, o que achou dessas informações imperdíveis sobre pinhão e pinha?
Veja mais: Hortelã-Pimenta Serve Para Quê? Saiba Tudo Dessa Planta Aromática