A dieta líquida detox é um regime alimentar no qual só é permitida a ingestão de líquidos como água, chás, sucos sem açúcar, sopas e vitaminas. Este tipo de dieta deve ser mantida por no máximo 5 dias, para que não ocorram carências nutricionais e para que o metabolismo não fique mais lento.
A ingestão de líquidos ricos em vitaminas e minerais ajuda a desintoxicar o organismo, desinchar o corpo e melhorar o funcionamento do intestino. Existem várias versões desta dieta, inclusive com prazos mais extensos. No entanto, seguindo-a por apenas 2 dias já é possível notar resultados.
Cardápio de dieta líquida detox
Dia 1
Café da manhã: 200 ml de suco de 1 laranja + 1/2 maçã + 1 folha de couve + 1 col de sopa de linhaça
Lanche da manhã: 200 ml de suco de abacaxi + 1 col de sopa de chia
Almoço/Jantar: 4 conchas de sopa de batata, cenoura, brócolis, couve flor e espinafre
Lanche da tarde: 200 ml de suco de morango e uvas + 1 folha de couve
Dia 2
Café da manhã: 200 ml de suco de melancia + 1/2 pera + 1 folha de couve + 1 col de chá de gengibre
Lanche da manhã: 200 ml de água de coco + 1 fatia de mamão com semente de abóbora
Almoço/Jantar: 4 conchas de sopa de abóbora, grão de amaranto, chuchu, cenoura e couve
Lanche da tarde: 200 ml de suco de goiaba + 1 cenoura + 1 fatia de melão 1 col de sopa de linhaça
Restrições
Pessoas com diabetes, hipertensão, insuficiência renal ou que estão em tratamento de câncer não devem fazer essa dieta, pois ela é pouco calórica e a falta de nutrientes pode piorar a doença.
Além disso, pessoas que fizerem a dieta líquida detox e sentirem sinais de fraqueza, como tonturas, pressão baixa ou visão turva, devem retomar a alimentação normal.
Dicas para o emagrecimento saudável
A dieta líquida detox não deve ser usada como forma exclusiva para emagrecer, pois não traz resultados permanentes a longo prazo.
O ideal é que os alimentos detox, como frutas e legumes, façam parte da alimentação diária das pessoas, sem restrições de outros alimentos essenciais para o bom funcionamento do organismo, como as carnes e os carboidratos. (Com informações do portal Tua Saúde)