saiba o que é e como fazer de forma saudável

Tasty colorful fresh homemade smoothies in glass jars on wooden table. Healthy, detox concept.

Exagerou em alguma comemoração específica ou precisa desinchar? A dieta detox é uma opção popular para quem deseja emagrecer, porque ajuda a eliminar o excesso de líquido corporal. Este tipo de plano alimentar também pode ser usado para recuperar o organismo após o uso prolongado de medicamentos.

saiba o que é e como fazer de forma saudável

A denominação de dieta detox popularmente falada, é nada mais que uma alimentação baseada em alimentos in natura, como frutas, verduras e legumes na forma de sucos, sopas e caldos que possuem baixíssimo valor calórico. A finalidade é gerar diminuição do peso corporal e a eliminação de toxinas no organismo devido seus compostos bioativos presente nos alimentos in natura.

saiba o que é e como fazer de forma saudável

Frutas, verduras e legumes possuem baixa densidade calórica e são ricos em fibras, antioxidantes e minerais que fortalecem o sistema imunológico e contribuem para o bem estar, uma boa qualidade do sono. Mas é preciso de um acompanhamento profissional, para não causar prejuízos à saúde.

Quando o assunto é alimentação e protocolo alimentar, este protocolo precisa ser bem acompanhado por um profissional da área, neste caso pelo nutricionista. Tendo em vista que este tipo de estratégia é bastante restritivo, pode gerar consequências se não houver acompanhamento, como fadiga, baixo desempenho físico, alterações de humor, compulsão alimentar e etc”, recomenda Crístenes Melo, nutricionista e professor do Centro Universitário dos Guararapes (UNIFG).

O especialista complementa que a dieta detox não necessariamente significa ter uma alimentação à base de sopas e sucos e que não existe uma indicação específica para este tipo de plano alimentar.  “Não existe uma indicação específica para o seguimento deste formato de alimentação, todavia a maioria das pessoas procuram quando existe um desejo e/ou necessidade de emagrecer ou melhorar a microbiota intestinal. Para ter um organismo limpo, mais saudável, não necessariamente as pessoas precisam viver à base de sucos e sopas, basta ter uma alimentação em que a sua base seja os alimentos in natura e longe dos industrializados”.

Gostou? Comenta aqui oque Achou!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você irá ler nesta matéria