Semente de linhaça: Conheça os seus principais benefícios para a saúde e saiba como utilizá-la

Hoje, 06 de janeiro, o  Casa & Agro do  Tecnonotícias vai mostrar que incluir a semente de linhaça na alimentação é questão de saúde. Afinal, além de conhecer os principais benefícios, você vai aprender ainda como integrar este alimento nas principais refeições do seu dia a dia.

É possível encontrar a semente de linhaça  na forma bruta, triturada ou em cápsulas no mercado. Contudo, o que facilita o consumo desse alimento é a sua versatilidade. Aliás, ela pode ser adicionada no preparo de saladas, arroz, feijão, sopas e tantos outros pratos. Assim sendo, levando também em em consideração o seu baixo custo e seu sabor agradável, ela torna-se uma maravilhosa opção para incrementar a sua dieta.

Leia também: Os top 5 chás diuréticos para urinar: infusões naturais com ação imediata

Benefícios da semente de linhaça

Vários pesquisadores já comprovaram que o consumo frequente da linhaça traz inúmeras vantagens para o organismo, como prevenção de derrames, redução de risco de doenças cardiovasculares e diminuição de incômodos inflamatórios. Além disso, a semente é fonte de lignana e outras substâncias que influenciam na atenuação do risco de câncer de mama.

Semente de linhaça (Reprodução Canva Pro)

Por ser rica em fibras, a semente de linhaça aumenta a sensação de saciedade. Assim, facilita o controle da alimentação, ajudando no processo de emagrecimento. Além do mais, a característica fibrosa desse alimento faz com que a absorção de açúcar no sangue seja feita de maneira mais lenta.

Maneiras de consumir a semente de linhaça

Existem várias formas de consumo da semente de linhaça. Contudo, independente da maneira de preparo, o ideal é consumir de uma a duas colheres de sopa por dia desse grão.

Para que o organismo absorva os nutrientes de maneira mais eficaz, o indicado é triturar a semente para obter a farinha. Além dessa opção, existe a técnica de deixá-las de molho na água por melos menos 12 horas antes do consumo. Dessa forma, a casca ficará mais mole e seus benefícios serão melhor aproveitados.

Saiba mais: Dor de barriga? Remédio caseiro para tratar imediatamente: aprenda a fazer em casa

Semente de linhaça com frutas ou iogurte

Utilizar a semente de linhaça no café da manhã ou lanche da tarde é uma excelente opção. Para isso, adicione uma colher de chá de semente de linhaça em uma fruta amassada de sua preferência ou em meio copo de iogurte.

Incremento para sopas

As sopas são excelentes opções para incrementar esse alimento. Sendo assim, para incluir a semente no preparo da sopa, basta acrescentar utilizar a proporção de 1 colher de sopa para cada 200 ml de água.

Complemento para o arroz e o feijão

É claro que não poderia faltar a opção de incrementar a comida mais comum do Brasil. Portanto, você pode adicionar 1 colher de sopa da semente em cada xícara de arroz ou de feijão na hora de colocar para cozinhar.

Cuidados especiais

A semente de linhaça pode causar prisão de ventre se for consumida em excesso. Em vista disso, comece a inclusão desse alimento na sua dieta de forma gradativa para que você não tenha nenhum problema intestinal.

Você também pode gostar: Chá de canela com mel: conheça seus benefícios e aprenda a fazer em casa

Gostou? Comenta aqui oque Achou!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você irá ler nesta matéria