Manter uma alimentação saudável e balanceada é um dos fatores que contribuem para a longevidade e que podem evitar diversas doenças, como o câncer. Conforme dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é o segundo mais incidente em mulheres do Brasil. E, neste Outubro Rosa, especialmente, é importante se cuidar, a fim de evitar esse e outros tipos dessa doença.
O Outubro Rosa é tradicionalmente dedicado a conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce para aumentar as chances de cura e sobrevivência. Neste caminho, para a prevenção do câncer também está a adoção de uma dieta equilibrada, rica em frutas, verduras, legumes e cereais integrais. Além disso, ser fisicamente ativo, manter o peso corporal adequado e evitar o consumo de bebidas alcoólicas também ajudam a evitar a doença!
Mas, você sabe por que a alimentação saudável colabora na prevenção do câncer? É simples: uma alimentação completa e balanceada permitem que o corpo funcione de forma saudável. Sendo assim, o organismo em seu pleno estado de funcionamento consegue detectar células defeituosas e eliminá-las antes mesmo da formação do tumor.
Quais alimentos que ajudam a prevenir o câncer?
Neste Outubro Rosa, invista na sua saúde e inclua alimentos que ajudam na prevenção do câncer. Confira a seguir a lista:
1. Frutas vermelhas
As frutas vermelhas são ricas em flavonoides. Estes são antioxidantes naturais que desaceleram o processo de envelhecimento, além de contribuir para a manutenção das células saudáveis.
2. Frutas cítricas, como laranja, acerola, abacaxi
As deliciosas frutas cítricas são alimentos ricos em vitamina C, um importante antioxidante que auxilia na defesa do organismo. Para aproveitar essas frutas na alimentação, que tal experimentar alguns sucos detox? Confira o passo a passo de seu preparo aqui.
3. Tomate, molho de tomate, goiaba e melancia
Entre esses alimentos uma coisa é comum: a linda cor avermelhada. Ela ocorre graças à abundante presença de licopeno que, além disso, é uma substância antioxidante que repara danos causados às células.
4. Cenoura e abóbora
São ricos em betacaroteno, pigmento natural que dá a cor alaranjada nos alimentos! E também são uma fonte abundante de vitamina A, responsável por estimular o sistema imunológico e manter bons níveis de anticorpos no organismo.
5. Espinafre e couve
Cheios de benefícios, o espinafre e a couve também rendem receitas deliciosas. Entre a longa lista de propriedades benéficas, o combate à degeneração muscular e a prevenção de doenças oculares e perda visual estão presentes, graças à presença de luteína e zeaxantina.
6. Peixes de água salgada
Espécies típicas da água salgada, como salmão e sardinha, possuem Ômega-3, um tipo de gordura saudável que regula o colesterol e é anti-inflamatória.
7. Soja e feijão
Alimentos ricos em isoflavona, a soja e o feijão auxiliam na redução do nível de colesterol no organismo. Assim, garantindo seu bom funcionamento.
8. Pimenta
As pimentas vermelhas destacam-se por serem ricas em substâncias anti-inflamatórias e analgésicas que atuam na defesa do sistema imunológico.
Para aproveitá-las ao máximo, as conservas podem ser uma alternativa prática para a cozinha do dia a dia. Aprenda a fazer uma conserva perfeita e quais são as melhores pimentas para esse fim.
Colaboração: Patrícia de Moraes Pontilho, coordenadora do curso de Nutrição da Faculdade Anhanguera.
+Os melhores conteúdos no seu e-mail gratuitamente. Escolha a sua Newsletter favorita do Terra. Clique aqui!